1.TIPOS DE QUESTÕES DE RESPOSTA CONSTRUÍDA
1.3. RESPOSTA CURTA
Por base uma questão simples
Resposta breve e sem ambiguidade
Sugestão de construção
Exigir sempre uma resposta breve e sem ambiguidades
Não utilizar expressões complicadas
VANTAGENS
São de fácil e rápida elaboração.
Permitem avaliar vários objectivos no mesmo teste.
Não permite ao aluno adivinhar a resposta.
DESVANTAGENS
Não são adequadas a avaliar aprendizagens complexas.
Propiciam respostas parcialmente completas.
Fomentam muitas vezes a aprendizagem mecânica.
1.1. RESPOSTA RESTRITA
Nessa questão há limites precisos para a resposta.
Este tipo de item, notadamente, permite evidenciar a capacidade do aluno de demonstrar conhecimento.
1.2. RESPOSTA EXTENSA
Nessa questão o aluno tem liberdade de organizar e apresentar sua resposta.
Este tipo de questão permite que o aluno demonstre sua capacidade de interpretar, estabelecer relação, explicar, inferir, extrapolar, aplicar a situações novas, de sintetizar, de analisar e de avaliar
O item de resposta extensa, que exige uma resposta desenvolvida, apresenta tópicos de orientação temática e está integrado num dos grupos que têm por suporte documentos de natureza diversa. Este item solicita a síntese de aspetos relacionados com aprendizagens estruturantes do Programa, organizada em função dos tópicos, em articulação com as fontes apresentadas e com a problemática do grupo em que está inserido. No item de resposta extensa,podem ser requeridas tarefas análogas às descritas para os itens de resposta restrita.
Itens de CONSTRUÇÃO
As formulações respeitantes aos conteúdos apresentadas nos critérios específicos de classificação não devem ser entendidas de forma rígida, mas como indicadoras da linha interpretativa considerada correcta, ressalvando-se sempre uma visão holística da resposta do aluno, relativamente ao que é solicitado no item. As respostas que apresentem pontos de vista diferentes dos mencionados nos critérios específicos de classificação devem ser classificadas se o seu conteúdo for considerado cientificamente válido e estiver adequado ao solicitado. Nestes casos, os elementos cientificamente válidos devem ser classificados segundo procedimentos análogos aos previstos nos descritores apresentados.
São de considerar as respostas que utilizem uma terminologia cientificamente adequada e rigorosa, embora não exactamente idêntica à utilizada nos critérios específicos de classificação.
Se a resposta contiver elementos errados de informação histórica não solicitada, estes só são tidos em conta se forem contraditórios com elementos correctos referidos na mesma resposta. Nesta eventualidade, os elementos correctos não serão valorizados.
Os itens de resposta restrita, com cotação diferenciada de acordo com o tipo de tarefa solicitada, podem exigir ao examinando:
—— a identificação da informação expressa nas fontes apresentadas;
—— a explicitação do significado de elementos presentes nas fontes;
—— o cotejo da informação recolhida nas diversas fontes;
—— o esclarecimento da pertinência das fontes para os problemas levantados;
—— a contextualização cronológica e espacial da informação contida nas fontes;
—— o estabelecimento de relações entre a informação presente nas várias fontes e a problemática organizadora do conjunto;
—— a mobilização de conhecimentos de realidades históricas estudadas para analisar fontes;
—— outras tarefas, sempre em harmonia com as competências do Programa.
O item de resposta extensa, que exige uma resposta desenvolvida, apresenta tópicos de orientação temática e está integrado num dos grupos que têm por suporte documentos de natureza diversa. Este item solicita a síntese de aspetos relacionados com aprendizagens estruturantes do Programa, organizada em função dos tópicos, em articulação com as fontes apresentadas e com a problemática do grupo em que está inserido. No item de resposta extensa, podem ser requeridas tarefas análogas às descritas para os itens de resposta restrita.