sábado, 15 de junho de 2013

1. LISTAS DE VERIFICAÇÃO

1. LISTAS DE VERIFICAÇÃO

As listas de verificação destinam-se a registar a presença ou ausência de um comportamento ou de um resultado de aprendizagem. Podem ser utilizadas por professores, mas também por alunos, para registar comportamentos individuais ou de um grupo. O seu preenchimento é simples, sendo, por isso, um instrumento de fácil aplicação e objectivo a nível da observação.

Sugestões para a sua construção:
·          Identificar os comportamentos ou características importantes;
·          Registar com clareza e objectividade cada elemento da lista;
·          Colocar itens relativos às dificuldades mais frequentes;
·          Colocar as acções previstas pela ordem que deseja que ocorram;
·          Referir-se a uma só característica ou comportamento em cada item;
·          Certificar-se de que só existe um modo de realizar o desempenho de forma eficaz;
·          Juntar à descrição, sempre que possível, o critério de um desempenho aceitável;
·          Elaborar listas curtas e de fácil manuseamento (por exemplo, não ocupar frente e verso de uma folha).
Exemplo:
 
Caixa de texto: Escola:____________________________________________ Ano:_____________
Aluno:________________________________________________ Nº:____ Tª:____

Comportamento observado Sim Não Não observado
Está atento   
Ajuda os companheiros   
Arruma o seu material   
É cuidadoso com o material   
Tem a sua mesa limpa   
Conclui as tarefas iniciadas   
Deixa os outros intervir

Sem comentários:

Enviar um comentário