sábado, 15 de junho de 2013

ESCALAS DE CLASSIFICAÇÃO

3.  ESCALAS DE CLASSIFICAÇÃO

As escalas de classificação integram um conjunto de características ou qualidades, distribuídas por níveis, que se pretendem avaliar. Dos vários tipos de escalas, numéricas, gráficas e gráficas descritivas, estas últimas são as mais indicadas em educação porque os vários níveis aparecem explicitados por frases claras e concisas. Permitem, além disso, o esclarecimento de certas opções do observador no espaço reservado aos comentários
Sugestões para a sua construção:
·          Para serem instrumentos de avaliação adequados, as escalas não devem ter muitos níveis (os quais indicam o grau de cada atributo);
·          Têm que estar adaptados para registar a qualidade ou extensão de um dado comportamento.
Exemplo:
 

Escola:__________________________________________________ Data:________
Aluno:_________________________________________ Nº:___ Tª:___ Ano:______
 
Instruções:
Coloque uma cruz ao longo da linha horizontal por baixo de cada nível. No espaço para os comentários inclua elementos que clarifiquem as suas opções.
 
1. Comportamento na sala de aula
 
 
 
 
 
 
 
Comentário:________________________________________________________
 
2. Participação oral
 
 
 
 
 
 
 
Comentário:_______________________________________________________
 
3. Colaboração com os colegas
 
 
 
 
 
 
Comentário:_________________________________________________________
 

 
 
 
 
 
 
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário