sábado, 15 de junho de 2013

QUESTIONÁRIOS NA SALA DE AULA

4.  QUESTIONÁRIOS NA SALA DE AULA

Um questionário é uma lista organizada de perguntas que visa obter informações de natureza muito diversa tais como interesses, motivações, atitudes ou opiniões das pessoas. Permitem recolher informação de um elevado número de alunos, de forma rápida e podem até servir de instrumento diagnóstico.

Exemplos:
Os questionários podem ser usados para obter informação acerca de hábitos de estudo, da compreensão da utilização de determinado material/equipamento ou do tempo dispendido num determinado desempenho ou tarefa. No entanto, também podem ser usados para obter registos acerca do que os alunos fizeram (ou fariam) numa dada situação.

Sugestões para a sua construção:
Ter o cuidado de não ser muito extenso, para não gerar desmotivação e negligência nas respostas;
As questões devem ser claras, utilizando de uma linguagem acessível a todos;
Podem ser elaboradas questões abertas ou fechadas, lembrando que estas oferecem maior fidelidade;
Deverá conter instruções quanto à forma de preenchimento e oferecer garantias de anonimato e confidencialidade, caso as circunstâncias o aconselhem.

Sem comentários:

Enviar um comentário