sábado, 15 de junho de 2013

GRELHAS DE OBSERVAÇÃO

2.  GRELHAS DE OBSERVAÇÃO

As grelhas permitem registar a frequência dos comportamentos e observar a progressão dos mesmos. Devido às dificuldades de utilização deste instrumento é conveniente definir previamente o grupo de alunos a observar e seleccionar apenas os comportamentos que ainda não são, mas pretendemos que venham a ser, típicos de uma turma.
Como têm normalmente de ser registadas em simultâneo com o que está a ser observado, uma das melhores formas que os professores encontraram para ultrapassar as dificuldades inerentes a esta simultaneidade tem sido o recurso à auto-avaliação, o que não quer dizer que assim seja sempre.

Sugestões para a sua construção:
·          Incluir apenas um número reduzido de comportamentos;
·          Apresentar uma forma de registo rápida e simples;
·          Ser fácil de manusear.
Exemplo:
 
Caixa de texto: Escola:___________________________________________________  Ano:______
Aluno:__________________________________________________ Nº:___ Tª:___

Comportamentos observados no 3º Período ABRIL MAIO JUNHO
Respeita os direitos, opiniões e capacidades dos outros   
Mostra-se responsável pelo progresso do seu grupo de trabalho   
É cuidadoso com os bens pessoais e da Escola   
Utiliza o tempo de uma forma organizada   
É atento   
Segue as directrizes que lhe são dadas   
Evidencia pensamento independente e originalidade   
Procura conhecimentos que vão além do superficial   
Mostra capacidade para definir problemas e localizar fontes de informação   
Interpreta dados de uma forma rigorosa e selectiva   
Mostra uma capacidade crescente de autodirecção   
Apresenta domínio da informação factual   

Escala:   A – elevado ;  B – médio ;  C – reduzido ;  0 – sem informação

Sem comentários:

Enviar um comentário