sábado, 15 de junho de 2013

REGISTOS DE INCIDENTES CRÍTICOS

7.  REGISTOS DE INCIDENTES CRÍTICOS

Os registos de incidentes críticos consistem numa forma de descrever comportamentos pouco habituais, negativos ou positivos, que se revelam espontaneamente dentro ou fora da sala de aula. Os comportamentos a registar devem essencialmente contribuir para aumentar o conhecimento dos alunos e ultrapassar a impressão vaga e geral que muitas vezes formamos deles. Desta forma, os dados de observação que vamos recolhendo tornam-se mais precisos, sobretudo em domínios onde as técnicas objectivas ou são inexistentes ou pouco adequadas. Tal situação verifica-se quando queremos avaliar as relações sócio-afectivas, as atitudes e alguns traços da personalidade do aluno.

Sugestões para a sua construção:
Como se trata de um instrumento de registo pouco estruturado e sem mecanismos que possam controlar a subjectividade do observador, no sentido de a diminuir, o incidente deve ser descrito com o máximo de rigor e detalhe e, separadamente, interpretado, conforme foi sugerido no exemplo anterior.
Exemplo:
Caixa de texto: Escola:___________________________________________ Turma:____ Ano:_____
Aluno:________________________________________________________ Nº:____ 
Data:___________________    Local:____________________
Professor:__________________________________________

Incidente:
Da pasta do João sairam alguns carimbos que pertenciam à escola. O aluno depois de interrogado disse que os tinha levado na 6ª feira para casa e que os escondeu na lixeira.

Interpretação:
Os carimbos tinham sido utilizados num trabalho de um grupo mais avançado. O João deve ter ficado triste por não ter feito esse trabalho e foi esconder os carimbos na lixeira onde gosta de brincar.
 

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