sábado, 15 de junho de 2013

PORTFOLIOS

6.  PORTFOLIOS

Um portfolio de evidências de aprendizagens é uma colecção organizada e devidamente planeada de trabalhos produzidos por um aluno ao longo de um dado período de tempo, de forma a poder proporcionar uma visão tão alrgada e pormenorizada quanto possível das diferentes componentes do seu desenvolvimento (e.g. cognitivo, metacognitivo, afectivo, moral). Quer o professor, quer o aluno, partilham responsabilidades na sua elaboração decidindo o que incluir no portfolio, em que condições, com que objectivos e qual é o processo de avaliação.
Os portfolios são usados para uma avaliação mais autêntica, mais participada e mais reflexiva, na medida em que se elaboram sucessivas versões de uma folha/página com base nas reflexões sobre o trabalho que se foi fazendo, nos comentários das pessoas envolvidas e nas consultas bibliográficas ou multimédia.  No fundo, trata-se do desenvolvimento de um projecto em que as pessoas fazem, pensam sobre o que fazem, refazem e assim sucessivamente até ao produto final. Um projecto deste tipo exige capacidades fundamentais para que as crianças e jovens possam, no futuro, ser cidadãos livres, responsáveis e confiantes. Estas capacidades permitem-lhes: planificar, pensar criticamente, reformular, avaliar, reinventar, arriscar, aceitar o erro, aceitar críticas, aprender a ter sucesso e persistir.

Sugestões para a sua construção, por parte dos alunos:
·          Listam-se vários tópicos que parecem importantes e escrevem-se algumas frases relativamente a cada um deles;
·          Consultam-se notas e referências bibliográficas;
·          Acrescentam-se mais ideias reformulando-se e aprofundando-se o texto, dando cor à página, imagem, etc,etc.
·          Fazem-se novas revisões, solicitando a opinião de outros colegas.

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