8. ENTREVISTAS
A entrevista é uma técnica muito usada quando se pretende reunir informação detalhada sobre o modo como alguns alunos realizam ou realizaram uma tarefa, o que pensam acerca de um assunto ou qual é a sua opinião sobre o que poderiam fazer para melhorar a sua aprendizagem.. Na situação de ensino-aprendizagem, a entrevista é uma conversa entre professor-aluno, podendo assumir um carácter mais ou menos formal e com vista à recolha de informação relativamente ao desenvolvimento cognitivo e/ou sócio-afectivo. Mas não deverá ser confundida com as tradicionais “chamadas orais”, sob pena de desestabilizarem emocionalmente os alunos.
A entrevista pode ser adequada para a recolha de dados sobre o processo de ensino-aprendizagem e os seus produtos, para diagnosticar progressos e dificuldades de vária ordem, ou para fornecer pistas para ultrapassar dificuldades e identificar soluções.
Observação: Nem sempre a entrevista terá de ser estruturada. Uma entrevista não estruturada é semelhante a uma conversa entre duas pessoas sem que seja necessário, por parte do professor, um guião rígido, embora estejam presentes os objectivos e as grandes questões de referência, as quais surgem normalmente no decorrer da conversa.
Exemplo e sugestões para a sua estruturação:
Sem comentários:
Enviar um comentário