sábado, 15 de junho de 2013

ENTREVISTAS

8.  ENTREVISTAS

A entrevista é uma técnica muito usada quando se pretende reunir informação detalhada sobre o modo como alguns alunos realizam ou realizaram uma tarefa, o que pensam acerca de um assunto ou qual é a sua opinião sobre o que poderiam fazer para melhorar a sua aprendizagem.. Na situação de ensino-aprendizagem, a entrevista é uma conversa entre professor-aluno, podendo assumir um carácter mais ou menos formal e com vista à recolha de informação relativamente ao desenvolvimento cognitivo e/ou sócio-afectivo. Mas não deverá ser confundida com as tradicionais “chamadas orais”, sob pena de desestabilizarem emocionalmente os alunos.
A entrevista pode ser adequada para a recolha de dados sobre o processo de ensino-aprendizagem e os seus produtos, para diagnosticar progressos e dificuldades de vária ordem, ou para fornecer pistas para ultrapassar dificuldades e identificar soluções.

Observação: Nem sempre a entrevista terá de ser estruturada. Uma entrevista não estruturada é semelhante a uma conversa entre duas pessoas sem que seja necessário, por parte do professor, um guião rígido, embora estejam presentes os objectivos e as grandes questões de referência, as quais surgem normalmente no decorrer da conversa.
Exemplo e sugestões para a sua estruturação:

Caixa de texto: Plano de uma entrevista estruturada
(numa situação de resolução de problemas)

1. Apresentação do problema/exercício.
2. Pedir ao aluno para falar à vontade sobre “o que está a fazer ou a pensar” enquanto o resolve.
3. Enquanto o aluno tenta perceber o problema e as condições, observar o aluno e colocar algumas questões:
a) O que fizeste em primeiro lugar, quando o exercício/problema te foi apresentado?
b) Que questões levanta? Quais os factos e as condições importantes neste problema/exercício? Necessitas de alguma informação adicional que não é dada?
c) Há alguma coisa que não tivesses compreendido?
4. Enquanto o aluno tenta a resolução, lembrar-lhe que pode falar sobre o “problema”. Fazer algumas perguntas adicionais:
a) Que estratégia estás a usar? Pensas que essa estratégia te vai levar a uma solução? Já pensaste em usar outras estratégias? Quais?
b) Onde é que sentes dificuldade? Tens ideia de como continuar a partir daqui?
5. À medida que o aluno procura uma resposta, observar os meios, se os houver, através dos quais ele verifica a resposta e a razoabilidade da sua solução. Colocar questões deste género:
a) Tens a certeza de que é esta a resposta certa? Porquê?
b) Achas importante verificar a tua resposta? Porquê?
6. Depois de o aluno ter encontrado a solução (caso a encontre), fazer perguntas tais como:
a) Podes descrever a solução e dizer como chegaste a este resultado?
b) Este exercício é parecido com algum que tenhas resolvido? Como?
c) Achas que poderia ter sido resolvido de outra maneira? Como?
d) Como te sentiste enquanto resolvias este exercício/problema? E como te sentes agora depois de o teres resolvido?

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