sábado, 7 de agosto de 2010

HISTÓRIA A: SECUNDÁRIO:COMPETÊNCIAS

2.3.COMPETÊNCIAS
As Finalidades e Objectivos enunciados constituem linhas de orientação do processo de ensino e de aprendizagem, esperando-se que, no final do ciclo de estudos, os alunos evidenciem as seguintes competências:
- pesquisar, de forma autónoma mas planificada, em meios diversificados, informação relevante para assuntos em estudo, organizando-a segundo critérios de pertinência; - analisar fontes de natureza diversa, distinguindo informação, implícita e explícita, assim como os respectivos limites para o conhecimento do passado;
- analisar textos historiográficos, identificando a opinião do autor e tomando-a como uma interpretação susceptível de revisão em função dos avanços historiográficos;
- situar cronológica e espacialmente acontecimentos e processos relevantes, relacionando-os com os contextos em que ocorreram;
- identificar a multiplicidade de factores e a relevância da acção de indivíduos ou grupos, relativamente a fenómenos históricos circunscritos no tempo e no espaço;
- situar e caracterizar aspectos relevantes da história de Portugal, europeia e mundial;
- relacionar a história de Portugal com a história europeia e mundial, distinguindo articulações dinâmicas e analogias / especificidades, quer de natureza temática quer de âmbito cronológico, regional ou local;
- mobilizar conhecimentos de realidades históricas estudadas para fundamentar opiniões, relativas a problemas nacionais e do mundo contemporâneo, e para intervir de modo responsável no seu meio envolvente;
- elaborar e comunicar, com correcção linguística e de forma criativa, sínteses de assuntos estudados:
o estabelecendo os seus traços definidores;
o distinguindo situações de ruptura e de continuidade;
o utilizando, de forma adequada, terminologia específica.
- utilizar as tecnologias de informação e comunicação, manifestando sentido crítico na selecção adequada de contributos;.
- assumir responsabilidades em actividades individuais e de grupo;
- participar em dinâmicas de equipa, contribuindo para o estabelecimento de relações harmoniosas e profícuas;
- manifestar abertura à dimensão intercultural das sociedades contemporâneas;
- disponibilizar-se para ampliação e aprofundamento da sua formação.

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