sexta-feira, 13 de agosto de 2010

TÉCNICA: TESTES SOCIOMÉTRICOS

CONCEITOS
•Sociometría: palavra com origem nos termos latinos socius -amigo, companheiro e metrum –medida
•Sociometria: técnica de avaliação das relações grupais com origem em Jacob Levi Moreno (1889-1974), psiquiatra americano na década de 30 (1933); estudo dos grupos sociais a partir das atracções e rejeições manifestados no seio de um grupo
•A Sociometria de Moreno evoluiu para o que hoje conhecemos como “análise de redes sociais” ou “social network analisys (SCA)”
• Medida das relaciones sociais entre os membros de um grupo (Alonso, Alonso, A., y Balmori, (2002)
•Grupos: família; turma; trabalho

•Matriz sociométrica: permite registar as escolhas e calcular os índices sociométricos =
I)índice de popularidade (número de vezes que o mesmo indivíduo é escolhido),
II)índice de expansividade positiva (número de escolhas que faz)
Sociograma = representação gráfica das relações: é um diagrama que permite explorar graficamente a posição que ocupa cada individuo dentro de grupo, assim como todas as interações estabelecidas entre os diversos individuos.
SOCIOGRAMAS
•Identificar interacções grupais:
-líderes informais
-Isolados
-Antes de uma mudança quem terá mais dificuldade
•Avaliar a eficácia de intervenções nas interacções grupais (antes e depois de..)
TÉCNICA
•Critério sociométrico = estimulo comum que motiva os individuos a eleger de forma espontânea os membros do seu grupo
•Escolha do critério = qual o objectivo? Nomeações positivas ou negativas?
1)Escolhe x pessoas com as quais gostarias de fazer um trabalho para a disciplina…/com quem não gostarias
2)Escolhe x pessoas que convidarias para a tua festa de anos (atracção)/que não convidarias
3)Escolhe x meninas ou meninos com quem gostarias de brincar…/não gostarias
4)Escolhe x pessoas que pensas que melhor apresentariam um trabalho/pior apresentariam
5)Escolhe x pessoas que mais respeitas (estatuto) ou admiras/menos respeitas
•Número de escolhas
-1 num grupo de 5
-máximo de 5 em grupos maiores
-Ninguém se pode escolher a si mesmo
-Para cada critério é construído um sociograma
•Cada escolha recebe uma pontuação pela ordem em que ocorreu: numa situação em que há três escolhas a primeira tem 3, a segunda 2 e a terceira 1. No sociograma a a intensidade é expressa pela grossura das setas
•Deste modo podemos avaliar a “intensidade” com que cada aluno é escolhido
•Mutualidades: escolhe e é escolhido (um individuo isolado ou rejeitado não tem mutualidades) =
•A estrela sociométrica, não é a que tem maior n.º de eleições positivas, mas sim a que tem maior n.º de mutualidades: numa análise, algo simplista, podemos afirmar que esse elemento se aproxima de quem está receptivo; afasta-se de quem o rejeita e ignora quem também o ignora a si.
•Representação em círculos concêntricos em função do número de mutualidades: número de círculos é igual ao número de mutualidades que surgiram no grupo. No círculo do meio o que teve mais mutualidades, no seguinte os que tiveram a seguir, no seguinte…até que o último é os que não têm mutualidades. Intensidade das Mutualidades Positivas
•Observando o Sociograma das Mutualidades Positivas podemos ver a força das mutualidades,
• O lugar em que uma pessoa é eleita tem importância para definir a natureza do vínculo, neste sociograma podemos observar vínculos fortes e outros mais fracos. Neste caso a estrela sociométrica volta a ser o aluno n.º 5, que se encontra no centro do círculo; este aluno tem um vínculo forte com o aluno n.º 28 (elegeram-se mutuamente em 1.º lugar), existem outros vínculos fortes como o n.º 9 com o n.º 20; o n.º 1 com o n.º 18 e o n.º 3 com o n.º 22.
•Talvez o dado mais significativo seja o facto de não existirem mutualidades entre elementos de sexo diferente.
•Entre os elementos do sexo masculino não existe qualquer vínculo forte, o n.º 27 elegeu o n.º 15 em primeiro lugar, mas este elegeu o n.º 13.

•Estudos de liderança mostram que quando os líderes são escolhidos com base em critérios sociométricos, os grupos são mais eficientes quando comparados a grupos em que os membros do grupo não reconhecem o líder como o devendo ser.

•Uma investigação com crianças de 4º ano mostrou que as escolhas que as crianças fazem de colegas para brincar têm uma correlação altamente significativa com as escolhas que fazem no teste sociométrico.

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