quarta-feira, 11 de agosto de 2010

TIPOS DE AVALIAÇÃO

Tipos de avaliação
Avaliação diagnóstica, formativa e sumativa
Avaliação diagnóstica
A avaliação diagnóstica pretende averiguar da posição do aluno face a novas aprendizagens que lhe vão ser propostas e a aprendizagens anteriores que servem de base àquelas, no sentido de obviar as dificuldades futuras e, em certos casos, de resolver situações presentes.
Avaliação formativa
A avaliação formativa pretende determinar a posição do aluno ao longo de uma unidade de ensino, no sentido de identificar dificuldades e de lhes dar solução.
Avaliação sumativa
A avaliação sumativa pretende ajuizar do progresso realizado pelo aluno no final de uma unidade de aprendizagem, no sentido de aferir resultados já recolhidos por avaliações de tipo formativo e obter indicadores que permitam aperfeiçoar o processo de ensino.A avaliação sumativa corresponde, pois, a um balanço final, a uma visão de conjunto relativamente a um todo sobre o qual, até aí, só haviam feitos juízos parcelares.Porque se trata de um “balanço final” só tem sentido efectuar-se quando a extensão do caminho percorrido já é grande e há material suficiente para justificar uma apreciação deste tipo.Relativamente às vantagens que a avaliação oferece ao processo de ensino, poderiam enunciar-se as seguintes:a) Permite aferir resultados de aprendizagem. b) Permite introduzir correcções no processo de ensino.c) O teste sumativo presta-se à classificação.
Lucie Carrilho Ribeiro, Avaliação da Aprendizagem, Colecção Educação Hoje, Texto Editora, 1999. (Adaptado)

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