quarta-feira, 11 de agosto de 2010

HISTÓRIA 3º CICLO: CONTEÚDOS/TEMATIZAÇÃO

CONTEÚDOS/TEMATIZAÇÃO
História: Portugal no contexto europeu e mundial
A – Das sociedades recolectoras às primeiras civilizações
Sociedades recolectoras e as primeiras sociedades produtoras (*)
Uma civilização dos grandes rios
B – A herança do Mediterrâneo Antigo
Os Gregos no século V a.C.
O mundo romano no apogeu do império
Origem e difusão do cristianismo
C – A formação da cristandade ocidental e a expansão islâmica
A Europa do século VI ao século IX (*)
A sociedade europeia nos séculos IX a XII
Cristãos e Muçulmanos na Península Ibérica
D – Portugal no contexto europeu dos séculos XII a XIV
Desenvolvimento económico
Relações sociais e poder político
Lisboa nos circuitos do comércio europeu
Cultura, arte e religião
Crises e revolução no século XIV
E – Expansão e mudança nos séculos XV e XVI
O expansionismo europeu
Renascimento e Reforma
F – Portugal no contexto europeu dos séculos XVII e XVIII
O Império Português e a concorrência internacionalAbsolutismo e Mercantilismo numa sociedade de ordens (*)
O antigo regime português na 1.ª metade do século XVIII
A cultura e o iluminismo em Portugal face à Europa
G – O arranque da Revolução Industrial e o triunfo das revoluções liberais
A Revolução Agrícola e o arranque da Revolução Industrial
As revoluções liberais
H – A civilização industrial no século XIX
O mundo industrializado no século XIX
O caso português
Novos modelos culturais
I – A Europa e o mundo no limiar do século XX
Hegemonia e declínio da influência europeia
Portugal: da 1.ª República à ditadura militar
Sociedade e cultura num mundo em mudança
J – Da Grande Depressão à II Guerra Mundial
A grande crise do capitalismo nos anos 30 (*)
Regimes ditatoriais na Europa
A II Guerra Mundial
K – Do segundo após-guerra aos desafios do nosso tempo
O mundo saído da guerra
As transformações do mundo contemporâneo
Portugal: do autoritarismo à democracia
(*) A gestão do programa é da competência do professor no quadro da escola em que se insere e em função das características da turma no entanto, sugere-se que estes conteúdos sejam de abordagem sucinta.
(1) De salientar que na exploração de cada um dos temas e subtemas da linha de conteúdos/tematização, as dimensões da Temporalidade, Espacialidade e Contextualização são necessariamente trabalhadas de forma simultânea e articulada entre si, como sugere o esquema apresentado.
(2) A tematização apresentada poderá ser cruzada com os programas em vigor, para uma maior especificação dos conteúdos referidos.

Sem comentários:

Enviar um comentário